O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Luis Carlos Rossi
Natural de São José do Rio Preto. Luis Carlos Rossi, formou-se pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo. Foi cenógrafo, figurinista e ator, também esteve presente na cena cultural brasileira como carnavalesco. Na área da cenografia, atuou entre os anos de 1978 e 1980 como assistente na TV Cultura e como cenográfico na TV Bandeirantes entre 1980 e 1982.
Fez parte da equipe de teatro da escola de samba Vai-Vai, em São Paulo, desde meados da década de 1980, ao lado do também teatrólogo Ulysses Cruz (1952). Atuou também como carnavalesco na mesma escola, de 1990 a 1995, e contribuiu para o título de campeã do Carnaval da escola em 1993. Luis também foi integrante do grupo Boi Voador e Amores de Lorca.
Participou de diversas produções de cinema Perfume de Gardênia, A Hora Mágica, Dois Córregos, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Garotas do ABC, Bens Confiscados, entre outros. No teatro fez Os Mistérios de Gioconda, Parturião, Almanaque Brasil, Corte Fatal, Pantaleão e as Visitadoras, O Concilio do Amor. Inclusive recebeu o Prêmio Shell de melhor figurino com a peça O Concílio do Amor, com direção de Gabriel Villela, na qual Rossi também faz parte do elenco no papel do Papa Alexandre VI.
Luis Rossi juntamente com Rita Benitez, realizaram a concepção dos figurinos para o espetáculo Colombo em 2004, apresentado no Theatro Municipal de São Paulo.
Em 2018, é diretor de arte, cenografia e figurino na peça Saudação a Walt Whitman, dirigida por José Eduardo Vendramini e interpretada pelo ator Haroldo Costa Ferrari, que vivencia versos do poeta americano Walt Whitman (1819-1892).
Referência: LUIS Carlos Rossi. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa204075/luis-carlos-rossi. Acesso em: 17 de outubro de 2023.
Informação Relacionada

Copyright 2022 © Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro