Eduardo Fortunato Jaime Anahory
Eduardo Fortunato Jaime Anahory nasceu na cidade de Lisboa em 1917. Foi um importante arquiteto que atuou também como pintor, ilustrador, cenógrafo e figurinista. Iniciou sua carreira aos 13 anos fazendo ilustrações para a “Revista ABCzinho” e frequentou a “Escola de Belas Artes do Porto” tendo realizado o "Curso Especial de Arquitectura", durante os anos de 1935 e 1937. Anos depois, transferiu sua matrícula para a “Escola de Belas Artes do Porto”, entre 1937 e 1938, quando teve a sua trajetória interrompida por conta de uma doença. Nesse sentido, não chegou a se formar como arquiteto, contudo, isso não o impossibilitou de atuar como tal.
Com apenas 22 anos viajou para Nova Iorque para trabalhar no pavilhão Português da "World❜s Fair" de 1939. Viveu várias temporadas no Brasil, onde atuou em conjunto com arquitetos do modernismo brasileiro, como Oscar Niemeyer, Eduardo Reidy e Sérgio Bernardes. Anahory possuía características muito próprias, resultado de suas experiências voltadas para a arquitetura efêmera, sobretudo, cenografia e exposições. Por isso, utilizava muitos elementos pré-fabricados e com pouca durabilidade, como metal leve e madeira. Criou os trajes e a cenografia do espetáculo “Indiscrições”, apresentado pelo Ballet IV Centenário durante os anos de 1954 e 1955, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente.
Durante a década de 1960, foi correspondente da revista francesa “L❜Architecture d❜Aujourd❜Hui” entre 1959 e 1963. Paralelamente, realizou uma viagem de estudos na Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia. Mais tarde, entre 1955 e 1974, alcançou notório reconhecimento internacional com suas obras arquitetônicas. Anahory faleceu na cidade de Lisboa, em 1985.
Referência: BORGES, José António Brás. Eduardo Anahory, percurso de um designer de arquitectura. Mestrado Integrado em Arquitectura, Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, 2010. Disponível em: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/ma/dissertacao/2353642310048. Acesso em: 06 jun. 2022.
Informação Relacionada

Copyright 2022 © Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro