Darcy Penteado de Campos
Darcy Penteado nasceu na cidade de São Roque, São Paulo, foi um cenógrafo, figurinista, desenhista, gravador e literato que dedicou-se a trabalhos na área da indumentária e cenografia. Ficou conhecido pelos desenhos que realizava, o que garantiu trabalhos em agências de publicidade, de desenho industrial e como figurinista de magazines.
Em 1952, Darcy estreou no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) confeccionando máscaras para Antígone, de Sófocles, direção de Adolfo Celi. A partir daí passou a atuar como cenógrafo, figurinista e diretor de arte de diversas peças, dentre elas, “É Proibido Suicidar-se na Primavera”, para a Companhia Nicette Bruno, “Pedreira das Almas”, de Jorge Andrade e “Volpone”, de Ben Johnson, com direção de Antônio Abujamra. Para o Balé do IV Centenário, criou os cenários e trajes do espetáculo "Sonata de Angústia", apresentado durante os anos de 1954 e 1955, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
Participou de inúmeras exposições, ilustrou livros e foi uma figura presente na cena cultural da cidade de São Paulo entre a década de 1950 e a década de 1980. Participou ativamente, durante os anos de repressão da ditadura militar, do jornal O Lampião, na defesa dos direitos dos homossexuais. Faleceu na cidade de São Roque, no ano de 1987 vitimado pela AIDS.

Referências: GUIA DAS ARTES (São Lourenço). Darcy Penteado. 2015. Disponível em: https://www.guiadasartes.com.br/darcy-penteado/biografia. Acesso em: 01 ago. 2022.
DARCY Penteado. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa5515/darcy-penteado. Acesso em: 01 de agosto de 2022. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
Informação Relacionada

Copyright 2022 © Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro