Aurélio Milloss
Aurel von Milloss nasceu em Ozora, Hungria, no ano de 1906. Foi um bailarino, coreógrafo, maître de ballet - indivíduo responsável pela rotina de ensaios de uma companhia, podendo atuar também como diretor, coreógrafo e professor - teórico e diretor. Ainda criança, se interessou pela dança e chegou a ter aulas no curso regular da “Ópera Real de Budapeste”. Cursou filosofia, literatura e história da arte na Universidade de Budapeste. Mudou-se para Berlim em 1926 para ingressar na escola “Herta Labanschule Feist”, onde passou a ter contato com as teorias e as práticas de dança dispostas pelo coreógrafo e dançarino Rudolf von Laban. Desse modo, entre 1927 e 1928, obteve o diploma do “Instituto de Coreografia Laban”.
Seu primeiro espetáculo solo como bailarino ocorreu em 1928, na galeria de arte “Der Sturm”, em Berlim. Nos anos seguintes, Milloss passou a construir carreira envolvendo-se efetivamente como coreógrafo, diretor e dançarino, em balés e óperas europeias renomadas. Fugiu da Alemanha nazista em fins de 1935, mudou-se para a Itália e lá se destacou como coreógrafo e bailarino, alcançando o cargo de diretor, coreógrafo e primeiro bailarino do “Teatro Reale dell❜Opera de Roma”.
Milloss atuou em diversos países da Europa e América do Sul. Em solo brasileiro, foi rebatizado de "Aurélio" e notabilizou-se como coreógrafo, diretor e maître de ballet no “Ballet IV Centenário”, entre 1953 e 1955. Para esse propósito, ele selecionou uma equipe renomada para trabalhar nos figurinos, cenografia e balé, tais como os/as artistas Cândido Portinari, Lasar Segall, Di Cavalcanti, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Ígor Stravinsky, Lia Dell❜Ara, Ruth Rachou e Marisa Magalhães. Foram criados 17 espetáculos apresentados nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Santos, em instituições importantes da época, como o Theatro Municipal de São Paulo e Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Paralelamente, durante 1954, Milloss também ministrou o curso de “Teoria de Ballet” no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
Colaborou como consultor na “Enciclopedia dello Spettacolo”, na qual a dança é, pela primeira vez na Itália, associada ao conceito de arte. Sua obra compreende 177 balés realizados ao longo de 45 anos. Milloss faleceu no ano de 1988, em Roma.
Referências: AUREL von Milloss. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa405477/aurel-von-milloss. Acesso em: 07 de junho de 2022. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7
O ESTADO DE SÃO PAULO: Cursos do Conservatorio Dramatico e Musical. São Paulo, 04 set. 1954. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19540904-24334-nac-0006-999-6-not/busca/mil. Acesso em: 07 jun. 2022.

Copyright 2022 © Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro