Noêmia Wainer
Noêmia Wainer foi uma bailarina que participou da Companhia Ballet IV Centenário, criada por ocasião das comemorações do 4º centenário da cidade de São Paulo. Nascida no Rio de Janeiro, começou seus estudos na dança em 1945, na Escola de Bailados do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde teve como professor Yuco Lindberg.
Em 1948, ingressou no Ballet da Juventude, onde permaneceu até 1951, quando foi estudar em Paris. Quando retornou para o Brasil, ingressou no Ballet IV Centenário, onde ficaria até o fim da companhia em dezembro de 1955, esteve presente no elenco em 12 das 16 coreográficas criadas para a companhia, são elas: No vale da inocência; Caprichos; As quatro estações; O guarda chuva; Loteria vienense; Deliciae Populi; Passacaglia; Fantasia brasileira; Petrouchka; Bolero; A Ilha eterna e Cangaceira. Seguindo caminho de outros bailarinos, após o final da companhia, ingressou no Ballet do Museu de Arte de São Paulo como solista.
Com o fim do Ballet do Museu de Arte, foi para Israel e ingressou no corpo de baile do Ópera de Israel, retornando ao Brasil no 1 ano após tornar-se primeira bailarina lá. No Rio de Janeiro, ingressou no Corpo de Baile do Theatro Municipal, atuando ao lado de bailarinos importante naquela instituição.
Referência:
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA. Dança em Rede: Noêmia Wainer. Disponível em: https://spcd.com.br/verbete/noemia-wainer/. Acesso em: 01 ago. 2024.

Copyright 2022 © Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro