Fernando Portari
Nascido em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, Fernando Portari começou os estudos com seu pai, o tenor Pedro Portari, e, mais tarde, cursou a Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, com o tenor brasileiro Aldo Baldin. Há 30 anos participa das temporadas no Theatro Municipal de São Paulo, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e em destacados teatros na Itália, na Espanha, em Portugal, na Finlândia, na Alemanha, na Rússia, na Polônia e nos Estados Unidos.
No Teatro alla Scala, de Milão, interpretou os papéistítulo em Fausto e em Romeu e Julieta, de Charles Gounod. Cantou ao lado da soprano Anna Netrebko na ópera Manon, na StaatsOper, de Berlim, sob a direção de Daniel Barenboim. Interpretou personagens célebres como Alfredo, em La Traviata; Rodolfo, em La Bohème; Cavaradossi, em Tosca; Pollione, em Norma; Duque de Mântua, em Rigoletto, e Don José, em Carmen. Como concertista, realizou importantes solos como o Requiem e as missas de Mozart, o Requiem, de Verdi, a Nona Sinfonia, de Beethoven, e O Messias, de Haendel.
Foi professor e artista residente do Festival Internacional de Música de Campos do Jordão. Em 2019, realizou o recital de comemoração de 30 anos de carreira ao lado da maestrina Priscila Bomfim, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi vencedor dos prêmios Carlos Gomes e APCA.
Atualmente, leciona na Faculdade Santa Marcelina e na Academia da Osesp.
Referência: ÓPERAS de Plínio Marcos:: “Navalha na Carne” e “Homens de Papel”. “Navalha na Carne” e “Homens de Papel”. 2022. Disponível em: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/plinio-marcos-navalha-na-carne-e-homens-de-papel-operas/. Acesso em: 01 ago. 2022.
Informação Relacionada

Copyright 2022 © Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro