Flávio Resende de Carvalho
Flávio de Carvalho foi pintor, desenhista, arquiteto, cenógrafo, decorador, escritor, teatrólogo e engenheiro. Nascido no Rio de Janeiro, mudou-se com sua família para São Paulo em 1900. Seus estudos começaram em 1908 na Escola Americana de São Paulo, seguidos por períodos em Paris (1911) e na Inglaterra (1914). Em Newcastle, em 1918, iniciou o curso de engenharia civil na Universidade de Durham, graduando-se em 1922. Neste mesmo período, ingressou no curso noturno da King Edward the Seventh School of Fine Arts.
Em 1922, após a Semana de Arte Moderna, retornou ao Brasil, onde se destacou devido sua concepção de arquitetura moderna. Em 1932, fundou com Antônio Gomide, Carlos Prado e Di Cavalcanti o Clube dos Artistas Modernos. No ano seguinte, criou o Teatro da Experiência e, em 1934 realizou a sua primeira exposição individual que foi encerrada pela polícia, assim como o Teatro da Experiência, levando ao fim do Clube dos Artistas Modernos.
Devido à sua importância, foi convidado a colaborar no Ballet do IV Centenário, sendo responsável pela concepção dos trajes e cenografia do espetáculo "Cangaceira", apresentado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ao longo de sua carreira, suas obras arquitetônicas, coreografias, desenhos e performances receberam críticas intensas, mas também o consagraram como um grande artista de vanguarda.
Referência:
DE MENEZES, Raimundo. Dicionário literário brasileiro. Livros Técnicos e Científicos Editora, 1978.
FLÁVIO de Carvalho. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9016/flavio-de-carvalho. Acesso em: 19 de julho de 2024.
Informação Relacionada

Copyright 2022 © Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro