Neyde Rossi
Neyde Rossi nasceu em São Paulo, em 19 de julho de 1938 e começou seus estudos de balé com pouco mais de seis anos. Tempos mais tarde, ingressou no curso particular de Maria Olenewa, e posteriormente, com apenas 14 anos, foi aceita para o Ballet IV Centenário, em 1953. Nesse sentido, durante os anos de 1954 e 1955, integrou o grupo "Ballet IV Centenário" e se apresentou em diferentes locais de São Paulo e Rio de Janeiro.
Em 1954, inaugurou com a companhia os espetáculos “Fantasia Brasileira", “A ilha eterna” e “Deliciae Populi”, realizados durante o mês de novembro, no Ginásio do Pacaembu, em São Paulo. No mês seguinte, apresentou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro os espetáculos “Passacaglia”, “Petrouchka”, “Indiscrições”, “Fantasia brasileira”, “No vale da inocência”, “Loteria vienense”, “As quatro estações”, “Bolero”, “Deliciae Populi” e “Cangaceira”.
Posteriormente, em maio de 1955, participou de “A ilha eterna”, “Deliciae Populi” e “Fantasia brasileira", no Teatro Coliseu, em Santos, São Paulo. Já em junho, apresentou “No vale da inocência”, “As quatro estações”, “Loteria vienense”, “A ilha eterna”, “Deliciae Populi”, "Passacaglia", “Sonata de angústia” e “Fantasia brasileira” ocorridos no Teatro Santana, em São Paulo.
Após a dissolução do Ballet, em 1955, Neyde se juntou a outros colegas egressos e, sob a tutela de Ismael Guiser, viveu os seis meses de duração do Ballet do Museu de Arte de São Paulo. Em seguida, também participou do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ballet do Teatro Cultura Artística, Ballet Amigos da Dança e Grupo Experimental de São Paulo. Trabalhou em vários programas de TV, onde recebeu vários prêmios. Foi considerada por críticos de São Paulo como a “Melhor Bailarina”, bem como foi considerada 01 entre 04 mulheres de diferentes áreas, a “Personalidade do Ano”.
Atualmente é “Mâitresse” convidada do Balé da Cidade de São Paulo, Cisne Negro CIA de Dança, Cia de Dança Deborah Colker e Netherlands II. Além disso, leciona em várias academias e ministra cursos de Formação para Professores de Ballet.

Referências: MESTRES DA DANÇA. Neyde Rossi. 2017. Disponível em: http://mestresdadanca.com.br/2019/07/08/neyde-rossi/. Acesso em: 28 jul. 2022.
MUSEU DA PESSOA. Neyde, um arquivo coreográfico História de: Neyde Rossi. 2019. Disponível em: https://acervo.museudapessoa.org/pt/conteudo/historia/neyde-um-arquivo-coreografico-149627. Acesso em: 28 jul. 2022.

Copyright 2022 © Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro