Paulo Chamié Queiroz
Natural do Rio de Janeiro, começou a estudar canto aos quinze anos. Depois de se formar em Letras e Literatura na Universidade Santa Úrsula, profissionalizou-se em canto após estudar com Eliane Sampaio e Eduardo Janho-Abumrad. Em 1985 aperfeiçoou-se em canto na Alemanha, com a soprano Reri Grist no Musikchoschule München, e na França, com o tenor Nicolai Gedda.
Em 2012, debutou o papel de Herodes em Salomé no Festival do Teatro da Paz, em Belém, ao lado de Annemarie Kremer, repetindo em concerto com a Orquestra Sinfônica de Campinas, sob regência de Victor Hugo Toro. Já se apresentou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) em Salomé (Segundo Judeu), Der Rosenkavalier (Mordomo de Faninal e Estalajadeiro) e Candide (Governador/Vanderdendur/Ragotski). Trabalhou sob a regência dos maestros Gábor Ötvös, Ira Levin, Rodolfo Fischer, José Maria Florêncio, Jamil Maluf, Isaac Karabtchevsky, John Neschling, sir Richard Armstrong e Marin Alsop.
Desde 2000 integra o Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo, como segundo tenor.
Referências:
Programa do espetáculo La Fanciulla del West, apresentado entre os dias 14 e 22 de julho de 2023, no Theatro Municipal de São Paulo. Série: Programas de Espetáculos e Eventos do Theatro Municipal de São Paulo. Coleção: Centro de Documentação e Memória - Praça das Artes - Complexo Theatro Municipal de São Paulo. Disponível em: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/evento/operalafanciulladelwestgiacomopuccini/. Acesso em: 8 mai. 2024.
Informação Relacionada

Copyright 2022 © Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro