O museu não detém a propriedade de direitos autorais e não se responsabiliza por utilizações indevidas praticadas por terceiros. Saiba mais


Giuseppe Giacosa
Giacosa foi um dramaturgo italiano que juntamente com Luigi Illica, escreveu três libretos para óperas conhecidíssimas de Giacomo Puccini, são elas: La Bohème (1896), Tosca (1900) e Madama Butterfly (1904). Por influência da sua família, já que seu pai era advogado, formou-se em direito pela Universidade de Torino, porém decidiu seguir a carreira no teatro e logo abandonou seus trabalhos com direito.
Inicialmente dedicou-se a comédia e sua primeira obra de sucesso escrita foi Una partita a Scacchi em 1837, escreveu outras comédias teatrais e logo seguiu para peças que abordavam problemas sociais daquele período, como: I Diritti dell'anima de 1894 e Come le foglie de 1900, ambas tratam de questões relacionadas a crises econômicas e seus efeitos psicológicos.
Em 1891, Giacosa foi um dos escritores convidados para trabalhar no libreto da ópera Manon Lescaut de Puccini, produção que contou com a participação de Ilíaca, parceria que renderia outros libretos para as óperas de Puccini.
Referência: TIKKANEN, Amy (ed.). Giuseppe Giacosa: Biographies. Britannica. Disponível em: https://www.britannica.com/biography/Giuseppe-Giacosa. Acesso em: 18 mar. 2024.

Copyright 2022 © Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro