Roberto Burle Marx
Roberto Burle Marx nasceu em 1909 e foi um pintor, arquiteto, paisagista, desenhista, escultor, tapeceiro, ceramista, entre outras funções artísticas. No início da década de 1930, cursou arquitetura e pintura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Ainda nesta década, passou a ocupar o cargo de diretor de Parques e Jardins do Recife, Pernambuco. A partir de 1935, tem aulas com Portinari, nome significativo nas artes plásticas da recém-fundada Universidade do Distrito Federal. Anos mais tarde, passou a integrar sua obra à arquitetura moderna, experimentando novas formas em seus projetos. Dedicado ao paisagismo, Burle Marx desenhou projetos paisagísticos para locais como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a Pampulha, em Belo Horizonte, o Centro Cívico de Curitiba, entre outros, incluso projetos internacionais.
Na pintura, Burle Marx foi cada vez mais influenciado pela flora brasileira, trazendo a influência nacional às suas bases artísticas estrangeiras, bem como, o enaltecimento das manifestações criativas populares, suas fisionomias e contextos. Também criou os trajes e a cenografia do espetáculo "Petrouchka", apresentado pelo Ballet IV Centenário durante os anos de 1954 e 1955, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. O artista faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1994.
Referência: "Biografia", In: Site Escritório da Arte, acessado em 23 de janeiro de 2022. Disponível em: <https://www.escritoriodearte.com/artista/roberto-burle-marx>.
Informação Relacionada

Copyright 2022 © Complexo Theatro Municipal de São Paulo - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro